Friday, June 27, 2008

Christmas Activities

Before Christmas, students were asked to research on "Christmas Traditions Around the World". In class, they formed groups and chose a country to research about and then presented their conclusions to their class. Some created colourful posters on the chosen countries, but "computer experts" chose different ways to present their discoveries. I'm glad they accomplished their tasks on due time and learned about other countries. GREAT!

Thursday, June 26, 2008

O Portfolio de Inglês

Vou falar de uma nova forma de avaliação (pelo menos para estes alunos e nesta disciplina) que resolvi experimentar neste ano lectivo. Eram alunos do 9º ano, sem qualquer, ou pouca experiência em elaboração de portfolios. À partida, a tarefa não se revelava fácil, devido às características dos alunos (com fracos conhecimentos de Inglês para um nível cinco de língua e pouco motivados). Mesmo assim, resolvi que valia a pena tentar, pois já tinha tido uma experiência positiva, embora com alunos de características opostas (com esses alunos, tudo resulta !). Bom, meti mãos à obra, e juntamente com outra colega, pesquisamos, lemos, e finalmente elaboramos o portfolio. Queriamos algo que ajudasse o aluno a organizar o seu estudo, que lhe desse alguma autonomia nesta matéria, e que a ele aliasse a sua criatividade, escolhendo o formato, as imagens do seu portfolio.
E lá apresentamos o nosso portfolio!! Resultado ? Alguma resistência inicial à mudança (não fossemos nós humanos, rs!!), mas aderiram e acabaram por achar a tarefa entusiasmante, muitos deles competindo entre si para apresentarem o mais atraente e organizado portfolio da turma (havia prémios para os melhores!).
A estrutura do portfolio referido pode ser vista mais abaixo. Outras haverão, talvez mais interessantes, mas esta funcionou com estes alunos, que acabaram, no final do ano lectivo por me perguntar se podiam continuar com este tipo de trabalho no 10º ano, noutra escola. Segundo eles, o portfolio ajudou-os a organizar o seu estudo (afinal era um dos objectivos) e, pela primeira vez, conseguiram não perder o material de inglês. Ainda bem !